VW 24.280 8?ù2 ganhou espa?ºo na revista Exame
Matéria publicada pela revista Exame em 23 de Julho, ocupou duas páginas e trouxe muitas informações a respeito do Veículo VW 24.280. Intitulada de Sob medida para o Brasil, mencionou as particularidades do modelo que veio substituir o 24.250, novas versões de cabine e otimizações realizadas pela BMB.
Confira abaixo Matéria.
SOB MEDIDA PARA O BRASIL
O Constellation 24.280 foi criado para atender um mercado pressionado por custos crescentes e carência de mão de obra
Sete de cada dez empresários de transporte rodoviário de cargas citam a falta de mão de obra especializada como o principal problema do setor. A estimativa é déficit superior a 80.000 motoristas. A esse entrave – visto como o maior limitador para o crescimento das empresas – soma-se um aumento do custo do transporte rodoviário superior a 7,5% em 2013(acima da inflação do período), segundo estudo da Associação Nacional dos Transportadores de Carga e Logística. O cenário do setor inclui, ainda, demandas crescentes, como a necessidade de suprir o escoamento da produção do agronegócio, e preços de fretes cada vez mais elevados. Para se adaptar a ele, a MAN Latin America, líder brasileira no mercado de caminhões, desenvolveu produtos como o Volkswagen Constellation 24.280. Projetado na
fábrica da empresa em Resende, no Rio de Janeiro, o modelo semipesado é voltado para percorrer médias e longas distâncias e é o sucessor do 24.250, líder de vendas no Brasil entre 2008 e 2012. Equipado com motor de seis cilindros – mais econômico, silencioso e robusto -, o modelo agora tem mais opções: o câmbio automatizado V-Tronic, o segundo eixo direcional e três configurações de cabines.
Novo câmbio automatizado
Os veículos equipados com o câmbio V-Tronic e eixo de dupla velocidade automatizado (Smart Ratio) permitem o treinamento de motoristas de forma mais rápida. Em uma viagem de 400 quilômetros, um caminhão convencional exige cerca de 600 trocas de marcha. Na operação urbana, essa quantidade sobe para 1200. No modelo 24.280, a troca de marchas pode ser feita tanto manualmente quanto pela caixa automatizada.
O Smart Ratio, uma patente exclusiva da MAN Latin America, só entra em ação quando o veículo atinge velocidade de cruzeiro, aliviando o torque do motor e reduzindo o giro. As trocas – mais eficientes e uniformes – geram economia de diesel e reduzem os custos de manutenção da frota.
Peso-pesado
Para atender à necessidade de transportar cargas mais pesadas, a MAN Latin America passou a oferecer o 24.280 na versão 8×2. Com o segundo eixo direcional, o peso bruto total do modelo 6×2 passou de 23 toneladas para 29 toneladas. Nessa composição, o caminhão pode ganhar as configurações de tanque, frigorífico, basculante, graneleiro entre outras. Sua instalação é feita na BMB, centro de customizações exclusivo da MAN Latin America, o que garante a homologação do conjunto e o FINAME, linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para caminhões zero-quilômetro.
Ao transportar mais carga por viagem, o modelo atende à Lei do Descanso, de 2012, que limitou a dez horas diárias a jornada de trabalho dos motoristas. Antes da norma, um condutor podia trabalhar até 360 horas mensais. Hoje, a jornada em 30 dias não pode ultrapssar 240 horas. Estima-se que, com isso, houve redução de 33% no número de viagens e aumento dos custos fixos.
Um quinto do mercado brasileiro de mais de 2 milhões de caminhões é composto por veículos de 24 toneladas – os modelos mais apropriados para transportar cargas num raio de até 300 quilômetros. Para atender todos os diferentes segmentos de transporte, a MAN lançou, neste ano, três opções de cabine, a estendida, a leito teto baixo e leito teto alto.
Na categoria de 8 a 29 toneladas, a frota brasileira tem idade média de 16,4 anos, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres. A faixa considerada ideal é de uma década. Além disso, me busca de maior sustentabilidade ambiental, as regras que regulam as emissões ficaram mais rígidas. Por isso, a preocupação da MAN para que o motor do modelo 24.280 atendesse às normas de emissão de poluentes estabelecidas pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automores (Pronconve), equivalente ao Euro5. Com a entrada em vigor da fase 7 do programa, em 2012, a MAN investiu cerca de 200 milhões de reais para produzir novos veículos com essa tecnologia.
O 24.280 apresenta torque máximo de 1050Nm e larga faixa de torque plano de 600 rpm. É também o único modelo do segmento equipado com a tecnologia de recirculação dos gases de exaustão, que elimina a necessidade e o custo do redutor especial Arla 32. Isso facilita a adaptação do chassi aos diversos tipos de encarroçamento. Desde seu lançamento, em janeiro de 2012, já foram vendidas mais de 17388 unidades do modelo, transformando o 24.280 no líder do mercado brasileiro, com 30% de participação no segmento.
Constellation 24.280 8×2
1 – Motor com 275cv de potência e 1050 Nm de torque
2 – Único modelo da categoria com sistema de tratamento de gases que não necessita de Arla 32
3 – Mais leve em relação aos concorrentes, transporta 5150 quilos a mais de carga útil por viagem
4 – Peso bruto total: 29 toneladas
5 – V-Tronic: transmissão automatizada
6 – Ar condicionado, trio elétrico de série
7 – Três opções de cabine: estendida, leito teto baixo e leito teto alto
8 – Indicado para aplicação rodoviária de médias e longas distâncias
Fonte: Revista Exame 23/07/2014 – Edição 1069